-->

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Se na Lua não venta, por que a bandeira dos EUA tremeu?

Essa é uma pergunta que está presente em vários textos e documentários que duvidam da visita do homem ao nosso satélite. Teorias conspiratórias colocam em xeque a ida do homem à Lua, e não é de hoje que perguntas como essa tomam conta da internet. Bill Kaysing, autor do livro "Never Went to the Moon" (Nunca fomos à Lua), já fez essa e outras indagações desde 1974.

Segundo pesquisadores, há uma resposta para esse grande mistério. Eles dizem que a maioria das pessoas apenas olham as fotos, e a bandeira norte-americana realmente parece tremular. Mas se analisarmos os vídeos, percebemos que na verdade ela permanece estática, e essa forma que ela adquire, que parece que ela está esvoaçando se dá após os astronautas mexerem nela, e assim que eles tiram as mãos dela, ela volta a ficar parada, mas claro, sua forma de ondulação permanece. "E ela fica com aquela aparência ondulada justamente por não haver atmosfera suficiente para mudar sua posição", explica Douglas Galante, pesquisador do Laboratório Brasileiro de Luz Sincroton e do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.


Vale lembrar ainda que seu mastro é de alumínio flexível, o que explica um certo movimento mesmo após o astronauta tirar as mãos da bandeira. "A inércia faz com que ela continue a se mover", diz Roger Launius, do Museu Espacial Smithsonian, em Washington, EUA.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit, sed diam nonummy nibh euismod tincidunt ut laoreet dolore magna Veniam, quis nostrud exerci tation ullamcorper suscipit lobortis nisl ut aliquip ex ea commodo consequat.

Start Work With Me

Contact Us
JOHN DOE
+123-456-789
Melbourne, Australia